Vila de Arraiolos pintada a aguarela por André Leitão em exposição

Chegou a Arraiolos para dar aulas de Educação Física, mas rapidamente percebeu que, naquela vila, no coração do Alentejo, tinha muitos motivos para dar asas à imaginação e inspiração suficiente para dar continuidade ao seu projeto de arte.

André Leitão, que tem retratado os locais para onde viaja, através não só do desenho, mas também da escrita e da música, e que tem divulgado este seu trabalho numa plataforma digital, vê agora a sua arte, dedicada a Arraiolos, saltar dos seus cadernos e do online para se materializar numa exposição, que pode ser visitada, a partir desta sexta-feira, 19 de maio, na Biblioteca Municipal da vila.

Iniciado em 2017, revela o artista, o projeto “Céu de Baunilha” inclui já trabalhos relacionados com cerca de 14 viagens, incluindo Marrocos, Japão e Veneza. “Andei um bocadinho por todo o lado, mas a minha profissão, na realidade, não é esta. Sou professor de Educação Física do Primeiro Ciclo e, tendo sido colocado em Arraiolos, pensei porque não transformar isto numa viagem e retratar Arraiolos num dos meus cadernos e foi isso que eu fiz”, revela o artista natural do Porto.

No caso de Arraiolos, e no trabalho que desenvolveu, André Leitão deu destaque, entre outros, ao castelo da vila, à biblioteca municipal, à vida quotidiana e às paisagens, incluindo as cegonhas que fazem os seus ninhos nos postes de eletricidade. “O que eu desenho, normalmente, é a vida das pessoas. Gosto muito do quotidiano”, assegura.

Garantindo que não faltou assunto para produzir este caderno que dedicou a Arraiolos, até porque “em cada canto da vila há uma coisa interessante para desenhar”, o artista explica que procura sempre retratar a realidade através de banda desenhada. Parte de uma conversa que teve com algumas tapeteiras de Arraiolos, no centro interpretativo, também está neste caderno. “Gosto de pôr, às vezes, uns balõezinhos de conversa, quando converso com as pessoas”, adianta.

Ainda que o trabalho de André Leitão seja mais abrangente, esta exposição é focada apenas na componente do desenho. Contudo, quem quiser descobrir a visão do artista sobre Arraiolos, num todo, através também da música e de um conto, poderá fazê-lo através da internet, na plataforma Behance (ver aqui).

A exposição “André Leitão desenha Arraiolos” pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, até dia 2 de junho, na Biblioteca Municipal da vila, onde é inaugurada esta sexta-feira, pelas 18 horas.