Romeiros da Moita a Viana do Alentejo de quarta-feira a sábado

Romeiros oriundos de vários pontos do país voltam a cumprir a tradição ao participarem na XXI Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo, entre os dias 26 e 30 de abril.

A chegada a Viana está prevista para dia 29, sábado, ao final da tarde. O percurso de cerca de 150 quilómetros, durante quatro dias, é feito pela antiga canada real, mais conhecida pela Estrada dos Espanhóis.

Nesta edição do certame, os padrinhos da Romaria são os cantores Aurea e os irmãos Sérgio e Nelson Rosado, dos Anjos. Para receber as centenas de romeiros e visitantes esperados durante o fim de semana, o Município de Viana preparou um programa cultural para dia 29, a partir das 15h30, pelas ruas da vila com cante alentejano na Praça da República e sevilhanas no Largo 25 de abril.

À noite, na Tenda Tradições, instalada no Parque de Feiras e Mercados, a partir das 21h, sobem ao palco o Grupo Instrumental Vozes de Canaviais e Sonido Andaluz, para além da atuação de DJ’s, a partir das 1h. Às 22h, no picadeiro instalado junto aos Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, realiza-se a II Gala Equestre Miguel Fonseca.

No dia 30, domingo, a partir das 13h, na Tenda Tradições, continua a animação com Puxa O Fole, a Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ e flamenco e sevilhanas com o Grupo de Flamenco e Sevilhanas “Las Trianeras” da Associação G.A.T.A., o Grupo de Sevilhanas da Escola de Dança da A.C.R.A. e o Grupo de Sevilhanas da Classe de Dança da A.E.V.A..

Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 29, pelas 21h, acompanhada pela Banda da Sociedade União Alcaçovense, e para a procissão e missa campal no Santuário, no dia 30, a partir das 10h.

A Romaria a Cavalo é organizada pelos Municípios da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.