Guia Geológico dedicado à Serra de São Mamede no “Ambiente em FM”

Um guia geológico dedicado à serra de São Mamede, da autoria professora portalegrense Ana Paula d’Ascensão, lançado recentemente, tem como mote a “beleza natural da Serra e o interesse histórico e arquitetónico dos locais onde a população se concentra”.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, revela que esta obra resulta da tese de mestrado desta professora de biologia: “este livro resulta da tese de mestrado sobre geologia com o tema «Percursos Geológicos no Parque Natural da Serra de São Mamede», que a professora Ana Paula d’Ascensão fez há uns anos atrás e que agora foi adaptado para livro, para o público em geral”.

O livro, adianta o ambientalista, “é de fácil manuseio, com menos de 150 páginas”. A obra possui um glossário dos termos geológicos. “Algumas palavras não são utilizadas no dia-a-dia, mas esse glossário permite-nos perceber a origem dessas palavras e o seu significado, o que é muito útil”, revela José Janela.

O livro começa com uma caracterização da Serra de São Mamede, “do ponto de vista climático e hidrológico, mas também do património cultural e histórico. A seguir faz uma descrição da história geológica da Serra e das principais formações. Finalmente faz uma classificação dos geossítios da Serra de São Mamede. Tem uma série de fichas descritivas com excelentes fotografias que dão a conhecer os Locais de Interesse Geológico, os Locais de Observação Paisagística e os Locais de Interesse Arqueológico”.

O programa “Ambiente em FM” desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo: