“Ligação a Vila Viçosa é pela devoção a Nossa Senhora da Conceição”, diz Almirante Silva Ribeiro

O Município de Vila Viçosa atribuiu na passada segunda-feira, dia 6, ao chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro, a Medalha de Ouro do Município pela “sua ligação afetiva a Vila Viçosa” e pelo apoio técnico disponibilizado no processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial.

O homenageado, o almirante António Silva Ribeiro, garante que “foi uma honra receber esta medalha que representa o testemunho e a consideração que as entidades políticas de Vila Viçosa têm pelo meu trabalho. Nós trabalhamos para servir a nação, não para ser distinguidos, mas, obviamente que, quando estas cerimónias acontecem ficamos orgulhosos”.

A ligação a Vila Viçosa surge essencialmente “pela devoção a Nossa Senhora da Conceição e a São Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira). Eu sou de uma família e desde sempre vivi com a figura destas duas entidades”.

Antes de receber a medalha de ouro, o Almirante entregou uma das suas fardas à Confraria de Nossa Senhora da Conceição. Garante que “este é um gesto que pretende mostrar o que fui enquanto militar e também a minha devoção e fé”.

Inácio Esperança, presidente da câmara de Vila Viçosa, refere que “o Almirante é um amigo de Vila Viçosa e mostrou isso durante o seu mandato, estando aqui presente em diversas cerimónias, oferecendo espetáculos a Vila Viçosa a trazendo dignitários de todos os países do mundo a Vila Viçosa”.

Por outro lado, “tem feito uma grande colaboração com os técnicos que estão a trabalhar na nossa candidatura a Património Mundial da Humanidade. Nesse sentido, percebemos que é alguém que ama Vila Viçosa e, por isso, era o mínimo que podíamos fazer pelo senhor Almirante”.

A Medalha de Ouro do Município de Vila Viçosa destina-se a distinguir pessoas que se tenham notabilizado por feitos excecionais e altamente relevantes, em qualquer domínio da atividade humana, pelo seu valor extraordinário e exemplo ou pela realização de benefícios de excecional relevância para o Município.