“A Callipole é um orgulho para todos”, diz Inácio Esperança

A Câmara Municipal de Vila Viçosa apresentou a 28ª edição da revista de Cultura Callipole. A Revista Callipole foi criada em 1993 pela autarquia calipolense e conta, desde hoje, com 28 números e duas edições especiais.

Esta revista, que assinala este ano os seus 30 anos, é, de acordo com Inácio Esperança, presidente da câmara de Vila Viçosa, “um orgulho para todos porque é a maior revista de todas e tem várias secções, desde o património histórico à cultura. Esta revista devia diz respeito ao ano de 2022 mas a sua conclusão sofreu alguns atrasos, devido a problemas na gráfica. Por consequência, este ano, ainda vamos lançar outra edição, relacionada com o ano de 2023”.

“A Callipole permite-nos mostrar Vila Viçosa aos calipolenses, a Portugal e ao mundo e isso é muito importante para um pequeno concelho como nós, uma vez que temos uma revista de cultura que permite mostrar a nossa cultura e as nossas tradições Por outro lado, mostramos também património de outros concelhos, uma vez que esta edição conta com artigos da região Alentejo, e não apenas de Vila Viçosa”, garantiu Inácio Esperança.

Brevemente vão estar disponíveis online as onze primeiras edições desta revista. No entanto, “manter o formato papel é uma aposta do município uma vez que permite que daqui por 40 ou 50 anos alguém encontre um exemplar destes e o leia”.

“Depois de lançada esta edição, a maior de todas, ficaram em carteira artigos já para a edição 29. Não precisamos de mais artigos porque os que ficaram por editar nesta já são suficientes para a próxima, prova de que Vila Viçosa não se esgota. Eu costumo dizer que há terras que precisam arranjar uma narrativa para dizer algo sobre a terra. Nós temos dificuldade em escolher a narrativa a apresentar porque são tantas, cada dia em que entramos numa casa ou falamos com alguém sobre Vila Viçosa descobrimos algo novo”, garantiu o autarca.

A revista procura, edição após edição, apresentar um itinerário pela história local, regional e, até, internacional.