Oficina de Cerâmica no Mercado Municipal de Montemor

As Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo estão a promover um workshop de cerâmica que se realiza hoje, no Mercado Municipal, das 10 horas às 13 horas.

Tal como revela Ana João Almeida, formadora no Centro de Investigação de Cerâmica, de Montemor-o-Novo, “estaremos no Mercado, duas formadoras, em contexto do “Bom Dia Cerâmica”, a dar oficina de roda, em que os participantes poderão livremente participar, ter um contacto com o barro, experimentar trabalhar na roda e a decoração das peças”.

Para além do “Bom Dia Cerâmica”, que decorre na manhã de Sábado, há também mais uma sessão do Workshop de Cerâmica, que segundo Ana João Almeida, “é um conjunto de oficinas em que pretendemos que os visitantes adquiram os conhecimentos necessários para trabalhar em cerâmica, com autonomia”, tendo já acontecido algumas sessões deste ciclo.

Este mês, a oficina “é de Raku, sendo que já aconteceu a parte da modelação”, partindo-se agora para “o momento da cozedura com a redução, que é a característica do Raku”, uma técnica na qual, segundo Ana João Almeida, “as peças são cozidas em muflas a gás, depois são colocadas na serradura e ficam com efeitos muito particulares e apreciados”.

Como tem sido uma atividade com bastante procura, a partir de Julho e até Setembro, irá iniciar-se uma repetição deste ciclo. Hoje a atividade acontece das 10 horas às 18 horas, no Centro de Investigação Cerâmica em Montemor.

Para participar na atividade que se desenvolve  durante esta manhã, “basta aparecer, quem estiver a passear no Mercado pode assistir, pode participar, é livre”, acrescentando o convite para que “todos apareçam no Mercado, sábado”.

Bom Dia Cerâmica acontece no sábado, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, uma atividade promovida pelas Oficinas do Convento, totalmente gratuitas.