Município de Montemor sensibiliza população para separação de resíduos orgânicos

Está a decorrer nas freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, a semana da compostagem.

Trata-se de uma iniciativa que pretende recolher inscrições e entrega de um balde de 10 litros, que será usado para a separação e transporte dos resíduos orgânicos.

Cândida Martins, técnica de ambiente, na Câmara de Montemor revela que “em cada dia é feita, em cada freguesia, a divulgação do compostor comunitário, como funciona, é dada formação aos funcionários das juntas e fazemos visitas com as escolas, para que as crianças levem resíduos de casa e coloquem no compostor”.

Numa segunda fase, será feita uma “campanha porta-a-porta para explicar às pessoas como o projeto funciona, recolher inscrições e preenchem uma ficha a solicitar o seu balde para fazer a separação, em casa, dos resíduos urbanos, como cascas de fruta e legumes, que são separadas e depois transformadas, no compostor, num fertilizante orgânico, que pode ser utilizado nos jardins e nas hortas”.

Cândida Martins acrescenta que este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental e está já a ser replicado em outros locais do país, enaltecendo os benefícios ambientais que tem. “É muito importante valorizar este recurso, para aproveitar esta matéria orgânica e devolvê-la ao solo, ajudando as plantas a crescer”.

A campanha de sensibilização para a separação de resíduos orgânicos já decorreu em Santiago do Escoural e vai ainda passar pelas restantes freguesias do concelho de Montemor.