No âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Município de Montemor-o-Novo, representado pelo presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e a Arquidiocese de Évora, representada pelo Padre José Morais Palos, estabeleceram um protocolo de colaboração.
O protocolo de cooperação e apoio têm por objeto os termos e condições do apoio a prestar e a colaboração institucional entre esta autarquia e a Arquidiocese, de modo a que seja possível reunir as condições necessárias para o acolhimento, alojamento e acompanhamento de jovens que viverão os Dias na Diocese (DnD) nas Paróquias de Montemor-o-Novo, Arquidiocese de Évora, entre 26 de julho e 1 de agosto de 2023.
Presente no momento da assinatura deste protocolo, oficializada a na quinta-feira, 12 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, esteve também o vereador António Pinto Xavier.
A JMJ é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, sendo simultaneamente uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um apelo aos jovens para a construção de um mundo mais justo e solidário e ainda que com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais ou menos próximo da Igreja.
Através da constituição e dinamização do Comité Organizador Diocesano – COD Évora, a Arquidiocese de Évora faz parte da organização deste evento de dimensão internacional, que terá, pela primeira vez, lugar em Portugal, entre 1 e 6 de agosto de 2023.