Rio de Moinhos acolhe o 16º Encontro de Rio de Moinhos de Portugal

O Encontro nacional Rio de Moinhos decorre este fim de semana, dias 2 e 3 de julho, na freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba. Trata-se da 16ª edição do evento que reúne todas as freguesias do país, que têm como nome Rio de Moinhos, nomeadamente de Borba, Acos de Valdevez, Sátão, Abrantes, Penafiel e Aljustrel.

João Lopes, presidente da Junta de freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, a freguesia anfitriã do encontro, revela que “é objetivo reviver a tradição, no que temos em comum, os moinhos e das ribeiras”, contando com um vasto programa, em que “cada freguesia traz os seus grupos e coletividades ligados à cultura”.

Esta iniciativa vai trazer até ao concelho de Borba, cerca de “700 pessoas”, neste fim de semana, sendo este um evento que trará “uma lufada de ar fresco às pessoas”.

Este encontro, revela João Lopes, tem início com um jogo denominado de Chito, às 10 horas. Um jogo que, como revela, era jogado, antigamente, pelos homens, nas tabernas”.

O presidente da Junta de Rio de Moinhos destaca ainda a inauguração oficial do evento, marcada para as 11.30 horas, de amanhã, “com o hastear das bandeiras das freguesias com o nome Rio de Moinhos, uma pequena apresentação do evento, arruada com a banda do Centro Cultural de Borba”.

O 16º encontro Nacional Rio de Moinhos decorre durante este fim de semana, no pavilhão desportivo desta freguesia do concelho de Borba.