Alcáçovas mostrou doçaria conventual e palaciana durante três dias

A vila de Alcáçovas voltou a acolher a Mostra de Doçaria, entre 25 e 27 de novembro, para três dias de sucesso garantido, onde a doçaria conventual e palaciana foi a rainha da festa que, no domingo, teve honras de transmissão no Programa “Somos Portugal” da TVI.

Vinte doceiros e doceiras de vários pontos do país adoçaram a boca às centenas de visitantes que, ao longo dos três dias, passaram pelo certame, organizado Município de Viana do Alentejo, e que já faz parte do calendário de inverno da região Alentejo.

Para sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa teve lugar, logo na sexta-feira, o IX Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, onde estiveram a concurso sete doces e/ou bolos. Em 1º lugar ficou a Casa dos Doces Conventuais de Alcobaça, com Cornucópias do Mosteiro de Alcobaça, em 2º lugar, a Casa Maria Vitória de Alcáçovas, com Queijadas de Requeijão e, em 3º lugar, a Pastelaria Terraço de Alcobaça, com Cornucópias. O júri composto por Susana Nonato, da Confraria Gastronómica do Alentejo, e pelos Chefes Paulo Penedo e Rui Moisés, atribuíram uma menção honrosa à Confeitaria Conventos de Évora, com Pão de Rala.

Mas a 21ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas não foi apenas doce, houve ainda um programa cultural diversificado que incluiu o humor de Jorge Serafim, música com “OS Vocalistas” e o Grupo de Cavaquinhos do Alentejo da A.M.Ar.T., a homenagem ao cante alentejano numa altura em que se celebra 8 anos como Património Cultural Imaterial da Humanidade com a presença de seis grupos corais do concelho, a Noite de Fados com Rute Belga, Daniela Helena, Mira Serrano, Edgar Baleizão e Luís Saturnino, a dança com a companhia algarvia Dragon Legacy e sessões de showcooking com o Chef Celestino Grave e Margarida Ilhéu, doceira de Alcáçovas.

De salientar ainda a presença da Banda da Sociedade União Alcaçovense na inauguração do certame, o After Hours da responsabilidade da A.M.Ar.T., o Passeio a Cavalo – Mostra de Doçaria promovido pela Associação Tauromáquica Alcaçovense e a “Doce Caminhada” organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails.

Os mais novos também não foram esquecidos e confecionaram, no Espaço Criança, Brigadeiros Coloridos e decoraram aventais.

No domingo, o programa “Somos Portugal” da TVI foi transmito em direto de Alcáçovas, durante 6 horas, onde Mónica Jardim, Fanny e Santiago Lagoá celebraram algumas das tradições do concelho, nomeadamente os chocalhos e as esquilas, a gastronomia, a romaria a cavalo, o cante, entre outras, com especial destaque para a Mostra de Doçaria.