Tarifa social da eletricidade e do gás na rubrica da DECO

Muitos consumidores já estarão a sentir o impacto da subida da fatura da eletricidade e do gás. Este é um cenário que se tenderá a manter, tendo em conta o escalar da taxa de inflação, que está a subir a olhos vistos em Portugal e na Europa.

Entretanto, o Governo já apresentou um pacote de apoio para combater a inflação, sendo que a DECO tem dado a conhecer algumas dicas para se conseguir poupar nas faturas. Uma delas diz respeito à tarifa social da eletricidade e do gás.

A tarifa social de energia, explica a jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, Neide Brás, “é um apoio social que consiste num desconto, na tarifa de acesso às redes de eletricidade em baixa tensão e/ou de gás natural em baixa pressão, que compõe o preço final faturado ao consumidor de energia, seja luz ou gás”.

Embora a atribuição da tarifa social seja automática para os consumidores mais vulneráveis, Neide Brás relembra que a DECO tem “conhecimento de casos em que os consumidores preenchem os requisitos, mas não estão abrangidos”. Dessa forma, a DECO recomenda que se analise se se está abrangido pelas tarifas sociais; a ler atentamente a fatura e confirmar se está ou não a ser aplicada a tarifa social; e a contactar a empresa e a solicitar a ativação da tarifa social de forma a reduzir o valor da fatura.

O programa desta semana para ouvir na íntegra, no podcast abaixo: