U. Montemor averba 1.ª derrota da temporada nas Alcaçovas

Neste domingo, 13 de novembro, realizou-se mais uma jornada no campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) teve uma tarde para esquecer, pois tentava vencer pela primeira vez fora de casa, mas o que alcançou foi a 1.ª derrota da temporada, ao perder por 3-0 com o Alcaçovense. Ainda na Elite, o Cabrela foi derrotado nos Canaviais por 2-0. No grupo B da Liga AFE, houve dois derbys este domingo: o Valenças perdeu por 1-3 com o Fazendas do Cortiço e o Escouralense foi a Cortiçadas de Lavre ganhar por 0-4. O Foros de Vale de Figueira obteve a sua 1.ª vitória em casa, e logo com uma goleada por 5-1, diante com Santana do Campo. Recordamos que o U. Montemor B descansou nesta jornada.
Abordando a partida que a RNA acompanhou com relato, e onde o GUS foi até às Alcaçovas. O treinador do União, João Guerra, manteve a titularidade de Willian Paes na baliza, que fez o segundo jogo consecutivo a titular, e efetuou 4 mudanças no 11 inicial. O Alcaçovense entrou melhor na partida, criando boas ocasiões para marcar. Aos 18 minutos, no GUS, João Bugio sai lesionado, sendo rendido por Luís Madeira. O União estava a ser encostado às cordas, com o Alcaçovense só por infelicidade a não marcar, inclusivamente, aos 19 minutos, a ter uma bola no poste direito. O União criou a primeira situação, aos 27 minutos, após um mau passe de um jogador da equipa da casa, mas o remate de Capela saiu ao lado. O União apresentava muitas dificuldades e adivinhava-se o golo do Alcaçovense, que viria a acontecer aos 39 minutos, num golaço de Denilson, que após arrancar pela direita surpreendeu com um grande remate que só parou no fundo da redes unionistas. Pouco depois, o União teve nova oportunidade, outra vez após brinde de um jogador da casa. Ao intervalo, o Alcaçovense vencia com justiça por 1-0, numa 1.ª parte do GUS muito abaixo do esperado, uma sombra de si mesmo, com apenas duas chances que surgiram de ofertas do Alcaçovense, que jogou olhos nos olhos, e a estar melhor no jogo.
Ao intervalo não houve alterações em nenhumas das equipas, contudo, João Guerra apesar de não efetuar substituições mudou a estrutura tática da equipa. O União entrou mais pressionante, mas não conseguia incomodar o guardião contrário. O União efetuou dupla alteração, aos 57 minutos, com António Vicente e Leonardo a entrarem para os lugares de Weslley e Marco Oliveira. Aos 73 minutos, quando havia pouco jogo, com muitas interrupções, e na sequência de um pontapé de canto, Tiago Gamito cabeceou para o poste mais distante, sem tirar os pés de chão, colocando o Alcaçovense a vencer por 2-0. Entretanto, no União, Thalison rendeu Rodrigo Vicente. Aos 85 minutos, acontecia a primeira grande oportunidade do jogo para o GUS, com João Semedo a cabecear à trave. Já nos descontos, o União ficaria reduzido a 10 unidades, com Carlos Cassola a ver o segundo amarelo. A equipa da casa apenas iria efetuar duas substituições, e já muito perto do final do jogo. O Alcaçovense ainda iria marcar o 3.º da tarde, com Artur Crispim a marcar de cabeça, após bom trabalho coletivo. O jogo terminaria com uma derrota pesada para o GUS, diga-se justa, com o Alcaçovense a fazer uma grande 1.ª parte e a ser inteligente nos segundos 45 minutos.

Resultados:

Liga Elite JORNADA 6 13/11
Portel 1-3 At. Reguengos
Alcaçovense 3-0 U. Montemor
Monte Trigo 1-1 Estrela Vendas Novas
Sp. Viana 3-1 Arraiolense
Canaviais 2-0 Cabrela
Redondense 3-1 Arcoense

Liga AFE Grupo A JORNADA 5 13/11
Bencatelense 0-2 Borbense
O Calipolense 1-5 Estremoz
Tourega 0-5 Aguiar
Vera Cruz 2-3 Oriolenses

Liga AFE Grupo B JORNADA 5 13/11
Foros Vale Figueira 5-1 Santana do Campo
Valenças 1-3 Fazendas do Cortiço
S. Pedrense 2-3 CHE Morense
Cortiçadense 0-4 Escouralense
Descansa U. Montemor B