Preâmbulo do Festival Arca’22 lembrou Cesária Évora

O arca’22 começa oficialmente dia 10 de novembro, contudo, ontem, quinta-feira, 3 de novembro, o Cineteatro Curvo Semedo foi palco do Preâmbulo.

Nesta iniciativa foi exibido o documentário “Cesária Évora”, que aborda na vida e no legado da “diva dos pés descalços”, figura maior da música cabo-verdiana e uma das maiores da música lusófona.

A forma como Cesária conseguiu conquistar o mundo através da sua voz, enquanto mulher africana foi ponto de partida para Ana Sofia Fonseca, na realização da obra. A realizadora marcou presença no evento, ainda que por videoconferência, dado a impossibilidade de estar presente fisicamente.

Antes da exibição do documentário, realizou-se um momento musical com o lendário guitarrista Armando Tito, Cremilda Medina, uma das novas vozes de Cabo Verde, e o guitarrista Dany Fonseca no acompanhamento.

O Município de Montemor-o-Novo fez-se representar no evento pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e pelo vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes que, em conjunto com Pedro Conceição, abriu o evento.