A noite mais assustadora do ano regressou a Montemor-o-Novo, na noite de sexta-feira, 28 de outubro. Foram cerca de 40 os participantes na Noite das Criaturas das Trevas, que teve como cenário a Ecopista do Montado, onde foi possível escutar e conhecer os animais que preferem a escuridão da noite para viver. A noite estava muito agradável e o céu povoado pelas estrelas o que, não sendo o cenário perfeito para encontrar as simpáticas “criaturas das trevas”, ainda assim, adultos e crianças, especialistas ou meros curiosos, tiveram um excelente serão onde não faltaram belas descobertas e surpresas.
A “Noite das Criaturas das Trevas” trata-se de uma atividade de divulgação científica que pretende aproveitar a noite de Halloween para apresentar à população alguns dos animais que preferem a escuridão da noite para viver. Os anfíbios, morcegos, corujas, aranhas, entre muitos outros, são alvo de mitos, superstições e crenças (daí chamados de criaturas das trevas), mas com um papel bastante importante para o ser humano. Com esta atividade pretende-se então desmistificar todas as histórias envolvidas com estes animais e convida-se os participantes a dar um passeio pela noite acompanhados de especialistas na área.
A iniciativa, organizada pelo Grupo de Herpetologia de Évora (HerpEbora), com o apoio do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, a Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora, e o Município de Montemor-o-Novo, decorreu da melhor forma e foi um sucesso.
O Município de Montemor-o-Novo agradece a todos os que participaram e tornaram possível esta Noite das Criaturas das Trevas 2022.