A Associação “O Espaço do Tempo” já tem programação para setembro

Espetáculos de dança e teatro são algumas das atividades que vão marcar presença nesta temporada da associação cultural “O Espaço do Tempo”, que decorre até dezembro.

Josefa Pereira, Marco Mendonça e Jesús Rubio Gamo são alguns dos nomes que fazem parte da programação do mês de setembro d’O Espaço do Tempo.

A abertura da temporada da associação vai estar ao encargo da apresentação de dança  de Josefa Pereira “Campo Força Chama” amanhã, dia 9 de setembro, com início marcado para as 18 horas, na Blackbox. Esta peça, integrada no Projeto Casa, programa de apoio à criação artística promovido pel’O Espaço do Tempo, o Cineteatro Louletano e o Centro Cultural Vila Flor, reflete sobre lugares e possibilidades de confronto.

Neste mesmo dia vai ainda ter lugar a antestreia de “Blackface”, um espetáculo que parte de experiências pessoais e da história do blackface como prática teatral racista, tanto nos Estados Unidos da América como em Portugal, procurando os limites do que pode, ou não, ser representado em palco. A exibição está marcada para as 21h30 e irá decorrer na Oficina Magina.

“BERTIE” e “Por Motivo de Força Maior” são dois ensaios, abertos ao público, que vão ter lugar no dia 20 de setembro, às 19h30 na Blackbox e 21h30 na Oficina Magina, respetivamente.

“BERTIE”, de Rita Barbosa, Rui Lima, Maria Inês Marques, Jorge Quintela e Sérgio Martins, é um espetáculo teatral que reúne um grupo de performers e um videojogo concebido especificamente para o projeto. Nesta peça o público é convidado a imergir no comportamento de cada intérprete, assistindo a um jogo-performance ligado a várias salas de teatro, em simultâneo e em tempo-real.

“Por motivo de Força Maior” é uma peça de dança que se sustenta no encontro intergeracional entre a própria artista, Sabine Macher e Margarida Bettencourt, mulheres nascidas em décadas e lugares diferentes, como um lugar de aprendizagem mútua e uma vontade de tecer relações entre uma rebeldia com filiação no feminino e o tremor.

Para além disto também o espetáculo Gran Bolero do coreógrafo espanhol Jesús Rubio Gamo, vai ser apresentado no Cineteatro Curvo Semedo. Esta coreografia que é uma obra sobre o esforço e o prazer da resistência, é coproduzida pelos Teatros del Canal e Mercat de les Flors, duas das maiores casas de dança em Espanha.  Os bilhetes para este espetáculo que vai decorrer no dia 23 de setembro, pelas 21h30, podem ser reservados gratuitamente a partir do dia 13.

“Errante”, “A Leveza da Música Francesa” e “Whisper” são alguns dos espetáculos que estão programados para o mês de outubro, destaca ainda a associação.

 

A entrada para estes espetáculos é gratuita mediante a sua reserva via SMS para o número 913 699 891.