Estremoz tem a escola do distrito que mais recicla equipamentos elétricos

A Escola Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, foi, no distrito de Évora, a que recolheu pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, no decorrer da última edição da iniciativa Escola Electrão.

Com quase duas toneladas e meia enviadas para reciclagem, a Secundária de Estremoz é premiada com um cheque de 150 euros, para a compra de novos equipamentos elétricos e eletrónicos, à semelhança do que acontece com a Escola Secundária Severim Faria, em Évora, que recolheu cerca de tonelada e meia, e a Secundária Conde de Monsaraz, em Reguengos, com 1832 quilos recolhidos.

No caso da Secundária Severim Faria, e apesar de menos equipamentos recolhidos, conquista o mesmo prémio que as outras duas escolas, uma vez que participou na iniciativa dos repórteres “Electrão”, explica a coordenadora do projeto, Andreia Craveiro.

Já a Escola Secundária de Campo Maior, no distrito de Portalegre, foi, à semelhança do que aconteceu no letivo 2020/2021, a que mais recolheu pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Com cerca de tonelada e meia enviada para reciclagem, a Secundária de Campo Maior é premiada com um cheque de 75 euros.

Ao todo, em Portalegre, estavam inscritas quatro escolas, mas apenas estas três conseguiram “reunir uma quantidade suficiente de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e lâmpadas para solicitar a recolha”, explica a responsável. No distrito, ao todo, foram recolhidas cerca de três toneladas.

Em termos globais, a nível nacional, foram recolhidas mais de 269 toneladas, pelas 321 escolas de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira que participaram na campanha, que decorreu entre setembro de 2021 e junho deste ano.

Esta campanha, promovida pelo Electrão e que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos elétricos usados para reciclagem, permitiu recolher 8,5 toneladas de pilhas, 5,3 toneladas de lâmpadas e 255 toneladas de outros equipamentos elétricos usados, como torradeiras, telemóveis ou computadores. São resultados que representam um aumento face à edição anterior, relativa ao ano letivo de 2020/2021, em que foram recolhidas 262 toneladas.

Ao longo de 11 edições, esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.