Alandroal: caracol e lagostim são reis em mais um festival “Fora da Casca”

O Castelo de Alandroal é palco de uma mais edição do Festival Fora da Casca, onde, ao público, é oferecido, nas diversas tasquinhas, até domingo, 3 de julho, uma vasta panóplia de petiscos, confecionados à base de caracol, caracoleta e lagostim.

O evento, agora retomado, dois anos depois da última edição, devido a uma interrupção forçada pela pandemia, é dinamizado pelo município local, em colaboração com diversas associações do concelho.

O principal objetivo de eventos como este, garante o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, acima de tudo, é conduzir gente de fora a conhecer o concelho, contribuindo, dessa forma, para a economia local: “ajuda os restaurantes, os alojamentos e a economia”. “Quando as pessoas acabam por vir, acabam por conhecer outros aspetos do concelho e acabam por voltar, e temos tido um bocadinho essa experiência”, acrescenta.

Por outro lado, com o festival, adianta João Grilo, procura-se também “envolver localmente as pessoas”. Com a pandemia e “uma crise difícil” que se atravessa, é agora necessário “encontrar momentos para descontrair e nada melhor que um festival como este, que é despretensioso e descontraído, com bom ambiente, e com petiscos, muito acessíveis, oferecidos pelas nossas associações”.

A envolvência das associações locais neste Fora da Casca, garante João Grilo, é importante no sentido em que as ajuda, a nível monetário, lembrando as dificuldades que as mesmas enfrentam nos dias que correm. “É preciso muita coragem para estar à frente de associações, portanto, é dar-lhe uma oportunidade de mostrarem o que valem e de lhes dizer que reconhecemos o trabalho deles”, diz ainda o autarca.

João Grilo lembra também que as caracoletas e os lagostins acabam por ser “um nicho importante” de negócio, saindo estas iguais do concelho para serem degustadas em países como França.

No evento, em que as entradas são gratuitas, também não faltam a animação musical e de rua, bem como insufláveis para os mais pequenos. Amanhã, sábado, a partir das 18 horas, há animação com a Charanga “Os Batatas” e Tuna da Escola Popular do Alandroal. Às 22 horas tem início o concerto da banda Trilancers. Para domingo, estão previstas as atuações do Grupo do Projeto de Cante Alentejano da Associ’Arte e de Luís Simenta, entre as 18 e as 22 horas.