DocAldeia está de regresso ao Centro Juvenil

O DocAldeia pretende estimular os jovens para a criação e utilização das novas tecnologias, contribuindo também para a criação de material audiovisual do património imaterial e material do concelho.

As próximas sessões são a 10 e 11 de Junho.

Anabela Ferreira, coordenadora do espaço do Centro Juvenil adianta que este é “um workshop alargado de realização de pequenos documentários, que destaquem a nossa qualidade patrimonial, seja ela material ou imaterial e até, pessoal”.

Este anos as inscrições estão abertas a qualquer jovem maior de 14 anos, “que queira ter esta experiência de realizar um pequeno documentário”, explica Anabela Ferreira. Ao longo da atividade, os jovens vão passar por todo o processo de realização de documentário, “escrita do guião, reperage, perceber como é que funcionam todos os equipamentos que estão envolvidos, no cinema”.

Estes documentos audiovisuais acabam por ser utilizados, mais tarde, “noutras iniciativas futuras, temos o “Nem os Trapos São Velhos, feito em São Cristóvão, onde se destacou o trabalho muito interessante, dos anciãos, no reaproveitamento do lixo para transformar em objetos de arte”, destaca Anabela.

A atividade será dinamizada por Inês Alves, “uma realizadora muito jovem, da nossa praça cultural portuguesa”, que já conta com um vasto currículo na área.

Os documentários feitos anteriormente estão disponíveis “na página do município, no Youtube”, sendo vários os temas já trabalhados, no entanto todos eles “têm um cariz muito alargado, ou seja, nós pegamos num tema, mais nacional e a ideia é trazer para o local, falar nesse tema, na perspetiva de jovem montemorense”, declara.

O DocAldeia pretende estimular os jovens para a criação e utilização das novas tecnologias, contribuindo também para a criação de material audiovisual do património imaterial e material do concelho. A atividade é gratuita, sendo que as inscrições devem ser feitas no Centro Juvenil.