Escolas de Montemor-o-Novo juntas pela paz

Celebra-se hoje o Dia Mundial Viver Juntos em Paz, uma data com uma importância ainda mais significativa devido aos recentes acontecimentos.

A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas, onde está integrada a Escola Básica n.º 5 de Montemor-o-Novo, associou-se à Organização das Nações Unidas para celebrar este dia, num apelo à paz mundial.

Em Montemor-o-Novo às 9 horas, foi acesa a “Chama da Paz” na EB n.º 5, pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. Desta forma, a EB n.º5 de Montemor juntou-se às 12 horas Ubuntu pela Paz, uma iniciativa que acredita que a cultura de paz e de respeito pelos Direitos Humanos são traços essenciais da visão Ubuntu.

Depois, os alunos das escolas de 1.º Ciclo da cidade de Montemor-o-Novo (EB n.º 5, EB n.º2 e EB n.º1) juntaram-se no Largo dos Paços do Concelho, vestindo uma blusa branca, e com o desenho de uma pomba branca na mão.

Carla Rodrigues, em representação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, referiu que “não queremos viver em guerra, e que a paz não é somente acabar com as bombas e mísseis, mas é também na escola darmo-nos todos bem uns com os outros”, acrescentando que “podemos fomentar a paz na escola, na nossa casa, na rua, com os nossos amigos”.

Olímpio Galvão, após receber a chama da paz das mãos de um aluno da EB n.º 5, também falou um pouco com os alunos, dizendo que “todos temos a obrigação de ser agentes de paz, todos os dias, todas as horas, todos os minutos da nossa vida, onde quer que estejamos”. Para o Presidente de Câmara, “a mudança começa em nós e na influência que temos junto dos outros, junto dos amigos e familiares, com todas as pessoas que estão ao nosso lado”.

O vereador do pelouro da Educação, Henrique Lopes, também deixou algumas palavras a todos os alunos. Citando Benjamin Franklin, Henrique Lopes aludiu que “nunca houve uma guerra boa, nem uma paz ruim”.

A iniciativa terminou com os alunos e todos os presentes a cantar a canção da paz, que foi dedicada a todos os montemorenses.

A iniciativa prolongou-se também às escolas das freguesias rurais de Montemor.

“12 horas Ubuntu pela Paz” é uma iniciativa do Instituto Padre António Vieira – através do projeto Academia de Líderes Ubuntu, Este evento é promovido em muitas escolas de todo o país, no âmbito do projeto UBUNTU, que significa “eu sou porque tu és, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”.