Anta-Ermida da Senhora do Livramento está no concelho de Montemor

A Anta-Ermida de Nossa Senhora do Livramento situa-se na localidade de São Brissos, Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, tendo sido classificada como Imóvel de Interesse Público em 1957.

Montemor-o-Novo é um concelho particularmente rico em testemunhos megalíticos, nomeadamente no que se refere à arquitetura funerária, podendo ainda ser encontrados outros tipos de vestígios arqueológicos de outras épocas.

Esta anta está identificada como sendo a sétima, em S. Brissos, tendo sido convertida, no século XVII, em capela, um sinal claro de reutilização deste espaço sagrado, por diferentes crenças. Esta transformação é também um sinal de sobreposição de diferentes crenças de poderes como por exemplo, economia de recursos, neste caso de materiais.

Originalmente, a Anta-Ermida, era formada por esteios (cinco dos quais remanescentes) graníticos, o espaço da anterior câmara sepulcral corresponde ao actual átrio da ermida, podendo ainda ser possível observar a presença da laje de cobertura – o “chapéu” – e de alguns indícios do corredor de acesso ao seu interior.

No interior deste monumento é visível o processo de cristianização pelo qual esta anta passou, através da presença da imagem de Nossa Senhora do Livramento, tornando este, num local de romaria.

Para chegar à Anta-Ermida de Nossa Senhora do Livramento, com partida de Montemor-o-Novo, deve seguir pela Estrada Nacional nº2, passando a vila de Santiago do Escoural, seguir em direção à estrada M370, virando, mais tarde em direção a Valverde. Cerca de 2 km depois, a Anta encontra-se à direita.