Skip to content

Município de Montemor-o-Novo disponibiliza contentores para deposição de cinzas de forma a prevenir incêndios

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a reforçar os contentores para deposição de cinzas e brasas provenientes de lareiras, dando continuidade ao projeto piloto iniciado em 2021.

Esta iniciativa permite reduzir as ocorrências de incêndios em contentores do lixo, muito frequentes nesta altura do ano. O município relembra que os contentores do lixo indiferenciado contêm materiais e resíduos que, em contacto com cinzas e brasas mal apagadas podem facilmente originar um incêndio na via pública, pondo em risco pessoas, residências e viaturas, para além dos danos no próprio contentor.

Até ao final de janeiro vão ficar instalados treze contentores para cinzas, nas zonas da cidade onde o problema tem sido mais grave: Rua Fernando Pessoa; Largo Bento de Jesus Caraça; Rua Defensores da Liberdade; Rua Ferreira de Castro; Rua Fernando Namora; Rua Irmãos de São João de Deus; Rua Feliciano Rabaça; Rua Tomé Adelino Vidigal; Rua Courela da Pedreira; Rua Horta das Almas; Rua do Calvário; Praceta Heróis do Ultramar; Praceta 25 de Abril.

Quanto aos cuidados a ter aconselha-se que antes de depositar cinzas no contentor do lixo indiferenciado, certifique-se que estão bem apagadas e arrefecidas, colocando-as depois no contentor do lixo dentro de um saco fechado. Caso tenha um jardim ou terreno poderá optar por utilizar as cinzas como fertilizante, reduzindo também a produção de resíduos.

Compartilhe este artigo: