Canadianos abandonaram a exploração de ouro no concelho de Évora

Ouro.pngO grupo canadiano Colt Resources, que assinou em 2011 contrato com o Estado Português para a exploração de ouro no concelho de Évora, abandonou a prospeção de ouro.

Os trabalhadores requereram a insolvência da Eurocolt Resources, empresa portuguesa do grupo canadiano Colt Resources, já que deixaram de receber em Maio de 2016, tendo continuado “a desempenhar as suas funções” nos meses seguintes, tendo a concessionária ficado a dever vários meses de salários.

Em Janeiro de 2017, os trabalhadores perderam todo o contacto que tinham com os gerentes e responsáveis da empresa e para o Ministério da Economia, a atividade da empresa ficou “completamente suspensa” por não haver “qualquer interlocutor”, tendo sido iniciado o processo na Direção Geral de Energia e Geologia de “extinção dos diversos contratos”.

Os responsáveis da Colt Resources estimaram que na freguesia de Nossa Senhora da Boa-Fé, no concelho de Évora, poderia haver oito milhões de onças de ouro.

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, de “parecer desfavorável” à exploração “nas condições em que foi proposta” e António Maduro, presidente da Junta de Freguesia de Boa-Fé sublinha que “as vantagens eram muito menores do que as desvantagens”.