Évora: distribuição de correio pode não acontecer devido a greve nos CTT

CTT.jpgHoje e amanhã há greve geral no Centro de Distribuição Postal (CDP) de Évora/Arraiolos/Viana do Castelo .

Numa nota enviada às redacções, o sindicato explica que «o conflito resulta da reestruturação programada pelos CTT no novo Estudo de Revisão de Giros [rondas de distribuição] que altera 90% da actual estrutura, eliminando 3,5 postos de trabalho naquele CDP».

O sindicato informa que, da anunciada reestruturação, caso seja implementada, resultaria ainda «o aumento do agenciamento de giros (gente estranha aos CTT a executarem distribuição de correio substituindo carteiros)», assim como retardaria a entrada dos trabalhadores, «prejudicando a separação geral do correio e, logo, as horas em que o mesmo chegará a casa das pessoas».

A nota refere que «os trabalhadores vêem-se ainda confrontados com a criação de horários de trabalho com intervalos de descanso de 3 e 4 horas», o que obriga «os que vivem longe de Évora a estarem “presos” ao seu local de trabalho até 14 horas».

O sindicato denuncia ainda que, «com a deslocação definitiva dos carteiros de Arraiolos para Évora», estes verão acrescidos «em mais 20 horas o horário semanal em que têm que estar à disposição da empresa (saírem de Arraiolos de madrugada para entrarem em Évora às 6h30, pegarem o serviço para distribuírem em Arraiolos e irem distribuí-lo, regressarem a Évora para saírem às 18h30 e regressarem a casa muito depois das 19h00)».

É ainda denunciada a possibilidade de encerramento das Estações de Correios de Arraiolos e Viana do Alentejo, «transformando-as em Postos de Correio e deslocando os trabalhadores do atendimento que ali se encontram para outras paragens».