
Foi inaugurada este sábado, a requalificação e modernização do Posto de Turismo de Montemor-o-Novo. A intervenção realizada visou a modernização e valorização do espaço, tornando-o uma montra de excelência para a Cultura, para o Património e para a Sustentabilidade no concelho.
Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu que “ao longo dos anos tem desempenhado um papel fundamental no turismo de Montemor e, portanto, poder remodelar, requalificar a intervenção do posto de turismo é absolutamente fundamental, dar uma nova imagem mais agradável, mais adequada também aos tempos. Portanto, é uma remodelação, concebida pelo executivo anterior. Tivemos a oportunidade de a avaliar e apoiar, quer no mandato anterior, quer no presente mandato, e concluir a obra fundamentalmente. Estamos a falar aqui de um investimento que em termos globais nós, para além daquilo que é o investimento que compramos ao exterior, se falarmos de todo o trabalho que aqui temos, estamos a falar do investimento que será certamente superior a 60, 70 mil euros aqui no posto de turismo, mas que iremos continuar também a fazer nalgumas outras questões que temos aqui no posto de turismo. Como eu disse, este posto de turismo é uma porta de entrada do concelho. Aliás, em rigor, há, digamos, turistas que entram por outras freguesias. Enfim, Montemor tem uma grande localização, tem aqui um conjunto de estradas nacionais que vêm de Lisboa, vêm da zona de Santarém, vêm da zona de Mora, Montargil, por aí de Évora, de Alcácer do Sal, confluem aqui um conjunto de grandes estradas nacionais, e, portanto, há muitos turistas que entram pelas nossas freguesias antes de chegarem à cidade. Mas o trabalho que fazemos neste posto de turismo é exatamente identificar aquilo que são os interesses turísticos na cidade, mas também poder dirigi-los às freguesias, uma vez que temos uma oferta turística também diversificada nas diferentes freguesias do concelho”.

Paula Martins, vereadora com o pelouro do Turismo na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, salientou que “esta remodelação é para dar um ar mais moderno, dar mais condições de trabalho e a quem nos visita, porque, ao fim e ao cabo, muitas vezes esta é a primeira porta de entrada dos visitantes a Montemor. Então é criar condições e mostrar que realmente o que temos de bom no nosso concelho. Esta cara lavada num espaço pequeno, que é, mas digno, vem beneficiar quer quem cá trabalha, quer quem nos visita”.
Quem também esteve presente foi José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que em declarações à RNA, adiantou que “nos últimos anos, com a ascensão da digitalização, muitos turistas resolvem os seus problemas através dessa via, mas os postos de turismo em destinos como o Alentejo, que se afirma muito como destinos de acolhimento, de uma grande presença humana, em que as pessoas e a hospitalidade é fundamental, e os postos de turismo têm uma relevância grande. Montemor-o-Novo, que é um concelho de interior, mas o concelho também, que de certa forma, tem uma localização estratégica privilegiada entre Lisboa e Espanha e faz um bocadinho a ligação entre o interior e o litoral, penso que este projeto de modernização do posto de turismo que já existia é muito importante. E nós devemos afirmar, de facto, as nossas equipas de acolhimento, como os nossos soldados da linha da frente na defesa e na valorização do turismo. É um investimento que eu acho que deve ser olhado com atenção até por outros municípios. Aquilo que hoje presenciamos aqui em Montemor, e obviamente, enquanto presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, fico muito feliz por estar a ver hoje aqui esta aposta a concretizar-se”.












































