
Na sequência dos estragos provocados pela tempestade Kristin que atingiu o país a 28 de janeiro, em especial o distrito de Leiria, o Município de Vendas Novas mobilizou-se de imediato para promover e integrar ações de apoio às populações afetadas.
Logo no dia 1 de fevereiro, a autarquia procedeu ao transporte de lonas e plásticos para o centro de recolha localizado em Porto de Mós. No dia seguinte, foram entregues bens essenciais, nomeadamente águas, alimentos não perecíveis e atoalhados, recolhidos nos Bombeiros Voluntários durante o fim de semana e doados pela população do Concelho. Paralelamente, a empresa Vendasnovense Diversões Alentejano impulsionou uma onda de solidariedade, reunindo essencialmente materiais de construção civil, iniciativa à qual o Município se associou com a doação de telhas existentes em armazém e com a aquisição de novas unidades.
O Município integrou ainda a resposta articulada promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), disponibilizando verba para a aquisição de telhas e outros materiais de construção civil, numa ação conjunta entre os municípios do distrito.
Mantém-se ainda ativa a recolha de materiais como telhas, lonas e chapas de cobertura, sendo estes os bens que, neste momento, se revelam mais urgentes para apoio às populações afetadas. A entrega pode ser feita no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas.
Para além do apoio material, Vendas Novas tem também estado presente no terreno através dos seus agentes de proteção e socorro.
Os Bombeiros de Vendas Novas integraram operacionais na região de Leiria entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, participando no Grupo de Reforço de Desobstrução do Alentejo Central, bem como no Grupo de Apoio Sanitário, tendo o 2.º Comandante assumido funções de coordenação deste último.
Também o Regimento de Artilharia n.º 5, no âmbito do Apoio Militar de Emergência, deslocou no dia 2 de fevereiro um pelotão para o concelho de Pombal, apoiando no fornecimento de água, remoção de árvores, desobstrução de caminhos e reforço da segurança nas vias públicas. Durante o dia de amanhã, 5 fevereiro, este pelotão irá ser reforçado com mais 25 operacionais.
O Município de Vendas Novas agradece o envolvimento de todos os munícipes, entidades e empresas que, de forma solidária e voluntária, contribuíram para esta resposta coletiva, demonstrando que a entreajuda e o espírito de união continuam a ser valores firmes que nos definem enquanto povo do mesmo país.














