Conferências “Relíquias e Relicários” junta investigadores em Montemor-o-Novo

No sábado, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, decorreu no Auditório da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, um conjunto de Conferências intitulado “Relíquias e Relicários”.

Após a Sessão de Abertura, que contou com a presença do Vereador António Pinto Xavier, ao longo do dia foram vários os investigadores que apresentaram diferentes abordagens sobre relíquias e relicários, mais concretamente sobre “As Relíquias de S. Filipe e seu companheiro”, entre eles Maria de Lurdes Correia Fernandes (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Teresa Ferreira (Universidade de Évora), Carlos Carpetudo, Gonçalo Lopes e Filomena Caetano Ribeiro (Câmara Municipal de Montemor-o-Novo), Maria Oliveira (Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo), Célia Lopes (Universidade de Évora e Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Unidade de Coimbra), Paula Monteiro (Laboratório José de Figueiredo/Museus e Monumentos de Portugal EPE) e António Camões Gouveia (Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa/Centro de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa).

No final das conferências, realizou-se uma visita guiada à exposição das referidas relíquias, patente no Convento de S. Domingos de Montemor-o-Novo. Em síntese, este foi um dia muito profícuo em que se discutiram novas ideias e conhecimentos sobre este tema que suscitou importância a nível regional e nacional.