Skip to content

Especialistas discutem em Alcáçovas o fabrico de chocalhos

Para assinalar os 10 anos da classificação do fabrico do chocalho como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela UNESCO, o Município de Viana do Alentejo vai promover um encontro com um painel de especialistas no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 9h30, na Fábrica Chocalhos Pardalinho, em Alcáçovas.

O encontro que pretende discutir realidades, caminhos e estratégias que possam contribuir para a salvaguarda da arte, tem início às 9h30 e conta, no primeiro painel, com a intervenção de Ana Paula Amendoeira, vice-presidente da CCDR-A para a área da cultura, Francisco Baião, arqueólogo e historiador, Pedro Prista, antropólogo – ISCTE, Filipe Themudo Barata, Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora e Arnaldo Frade, delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Após a pausa para almoço, os trabalhos serão retomados com a participação de um representante da ACOS, Alexandra Correia, da Associação Terras Dentro, António Costa da Silva, Diretor Financeiro da Évora 2027, Carlos Cupeto, professor universitário da Universidade de Évora e José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Presentes vão estar ainda os chocalheiros Guilherme Maia, Francisco Cardoso e Rui Picavéu, o esquilaneiro, Rodrigo Sim-Sim, e ainda o pastor Manuel Coxola.

O encontro visa relançar o plano de salvaguarda do fabrico de chocalhos que pretende garantir a sustentabilidade e transmissão (salvaguarda) de uma arte que faz parte da identidade e da genuinidade não só da freguesia de Alcáçovas e do concelho de Viana do Alentejo, mas também da região Alentejo, e que ajude a criar uma estratégia que contribua para a continuidade da arte.

De salientar que a classificação do fabrico de chocalhos ajudou a valorizar este património único e a salvaguardar esta arte tão singular, contribuindo para o desenvolvimento local e para a dinamização turística da região.

Recorde-se que o processo de candidatura que teve âmbito nacional, coordenado pelo antropólogo Paulo Lima, foi liderado pela Turismo do Alentejo e Ribatejo, em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Compartilhe este artigo: