No âmbito da “Candidatura ao Programa 1º Direito do IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, do PRR – Plano Recuperação e Resiliência (aviso n.º 01/C02-i01/2021)”, a empreitada de Reabilitação do prédio urbano, propriedade do Município de Montemor-o-Novo, situado na Rua de Dom Sancho I, n.º 2, na cidade de Montemor-o-Novo, já está a decorrer, tendo Prazo de execução 365 dias.
Com um valor da adjudicação total de 709.687,14€, a obra foi visitada pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e pelos vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier. Participaram nesta visita os técnicos da Câmara Municipal, que estão a acompanhar a obra, e o representante da empresa ALGOMAPE – Sociedade de Construções Civis e Industriais, Lda, a quem foi adjudicada a empreitada.
O prédio é composto por 10 frações, a reabilitar na sua totalidade, sendo os trabalhos a executar de melhoria das condições de habitabilidade, incluindo substituição de vãos (portas e janelas), pavimentos, aplicação de isolamento térmico, execução de novas redes de águas, esgotos, eletricidade e telecomunicações, incluído a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura. Acresce também a reabilitação total de cozinhas e instalações sanitárias.
O processo de realojamento dos moradores foi finalizado na passada semana estando, neste momento, a ser efetuados trabalhos de demolição de alvenarias, remoção de vãos, remoção de pavimentos, desativação de redes de águas, esgotos e eletricidade.