Mais de metade dos portugueses paga as contas domésticas dentro do prazo

pagamento_despesas.jpgO Dia Mundial da Energia assinala-se esta quarta-feira, dia 29, de maio. De forma a assinalar a data, o comportamento do consumidor foi analisado pela Intrum, tendo por base o estudo European Payment Consumer Report.

Este estudo conclui que mais de metade dos portugueses inquiridos (54%) paga as contas de água, eletricidade e gás, dentro do prazo, o que está na mesma linha da média europeia, que se situa nos 58%. Em Espanha, apenas 46% dos inquiridos paga essas despensas dentro do prazo.

No entanto, 21% dos portugueses admite que já emprestou dinheiro para pagar essas contas domésticas, um valor que está acima da média europeia, que é de 19%. Neste contexto, a Itália lidera a tabela com 41% dos inquiridos a afirmar que já emprestaram dinheiro para pagar as contas. Segue-se a Roménia (38%) e a Hungria (37%). Em Espanha a percentagem é de 23%.

Já a Holanda (10%), a Suiça (9%) e a Dinamarca (9%) encontram-se no fim da tabela pois apenas uma pequena percentagem já emprestou dinheiro para pagar contas.

O estudo da Intrum revela ainda que em Portugal, durante o último ano, 17% daqueles que emprestaram dinheiro, ajudaram sem esperar que lhe pagassem de volta, em conformidade com a Média Europeia.