A oferta de quase uma centena de atividades permitiu à Noite Europeia dos Investigadores – que decorreu no dia 27 de setembro, na Praça 1º de Maio, em Évora, aproximar mais os investigadores da população, sendo uma ocasião privilegiada para divulgar investigação de grande qualidade e inovação dinamizada pela comunidade científica.
“Ciência para os desafios globais” foi o tema desta edição e visou sensibilizar o público para questões científicas atuais, levando igualmente a uma reflexão sobre os desafios globais, nomeadamente sustentabilidade ambiental, económica e social.
Um conjunto de investigadores e estruturas representativas destes, aproveitou esta oportunidade para alertar e sensibilizar também o público para a urgente necessidade de pôr termo à precariedade laboral na ciência e integrar os trabalhadores científicos nas devidas carreiras.
A Noite decorreu em simultâneo em Évora, Lisboa, Braga e Coimbra e incluiu demonstrações, jogos, atividades online, prova comentada de cerveja artesanal (um desafio cuja origem foi Universidade de Évora), visitas guiadas e temáticas e concerto pelo Focus Sax Quartet, entre outras atividades.
Em Évora, a programação local da Noite Europeia dos Investigadores 2023 foi coordenada pela Universidade de Évora através do Laboratório HERCULES e teve como parceiros a Câmara Municipal de Évora; a Fundação Eugénio de Almeida e a Magnífica – Cervejaria.