A Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço, esteve presente na cerimónia de encerramento dos Campeonatos Nacionais de Trauma & Desencarceramento que decorreram em Tavira, entre os dias 19 e 21 de abril, nos quais participaram 47 equipas de socorro.
Os Campeonatos Nacionais de Trauma & Desencarceramento colocam à prova as capacidades das equipas para resolver cenários de trauma e retirada de vítimas em situação de emergência. Através da avaliação por profissionais nacionais e internacionais é apurada a equipa que representará Portugal no maior encontro mundial de equipas de socorro, salvamento e desencarceramento. Em 2024, este papel cabe ao Regimento Sapadores Bombeiros do Porto e aos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.
Depois de Mora ter sido anunciado como o local onde o evento vai decorrer em 2025, a Presidente da Câmara Municipal teve a oportunidade de intervir na cerimónia que encerrou estes Campeonatos, agradecendo o convite que foi endereçado ao Município para estar presente.
No seu discurso fez questão de realçar todas as atratividades que as quatro freguesias do Concelho possuem enquanto destino turístico, bem como o papel que a autarquia tem desempenhado na área da Proteção Civil, nomeadamente no apoio regular que destina à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mora. Aproveitou a ocasião para pedir uma salva de palmas para os
Bombeiros de Mora, que não estando presentes em Tavira, se encontravam em Mora a receber mais de 600 atletas no evento desportivo AquaRace, por eles organizado com o intuito, este ano, de adquirirem 50 capacetes para desempenho das suas funções diárias em prol da população, sob o lema “Vida por Vida”.
Numa organização conjunta entre o Município de Mora e a Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento, Mora recebe em 2025 os Campeonatos Nacionais de Trauma & Desencarceramento, cuja data será, entretanto, anunciada.