O Workshop de Compostagem Caseira com Bokashi, uma iniciativa inserida no Programa Recolha bio do Projeto Montemor-o-Novo Circular, financiado pelo Fundo Ambiental, teve lugar no passado sábado, dia 3 de fevereiro.
Esta iniciativa, que teve lugar no Auditório da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, contou com a participação de 10 interessados em aprender mais sobre esta prática sustentável.
O workshop foi dinamizado por João Raposo da Microvida. O método Bokashi é uma alternativa eficaz para a compostagem dos restos de comida em casa ou apartamento. Além de ser rápido e livre de maus odores, o Bokashi transforma os resíduos orgânicos em fertilizante de qualidade para uso no jardim ou horta. Comparado a outros métodos tradicionais, o Bokashi permite obter fertilizante de forma mais rápida e eficiente.
Com o mote “Não deites restos de comida para o lixo, reaproveita, faz fertilizante para produzir novos alimentos”, pretende-se promover e sensibilizar para a redução da deposição de biorresíduos em aterro, contribuindo para a economia circular e a preservação do meio ambiente.
No final do workshop, ainda foram sorteados três kits Bokashi entre os participantes residentes no concelho. Cada kit inclui 2 recipientes com tampa, torneira e peneira de drenagem, uma base, uma embalagem de farelo de Bokashi, uma colher doseadora, um prensador e um manual de instruções.
Com esta iniciativa, o Município de Montemor-o-Novo pretende reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e incentivar a comunidade a adotar práticas mais conscientes em relação aos resíduos orgânicos. A compostagem caseira com Bokashi é uma forma simples e eficaz de transformar restos de comida em recursos valiosos para o solo e plantas.