Crianças em Estremoz desfilam no Carnaval com base em histórias infantis

“Ler, sonhar e desfilar” foi o tema do desfile de Carnaval das escolas, que decorreu esta tarde de quarta-feira, 7 de fevereiro, em Estremoz.

Foram mais de mil as crianças de todas as escolas do concelho de Estremoz, que desfilaram pelo Rossio Marquês de Pombal. Para o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, “é um orgulho e uma alegria imensa” as festividades de Carnaval em Estremoz terem início com “o melhor que há no concelho que são as crianças e é notório do trabalho dos pais, professores e auxiliares”.

Este desfile foi antecipado, devido à previsão de chuva, pelo autarca afirma que a edição deste ano “fica marcada de uma forma excelente, com este desfile”.

Cada escola escolheu uma história infantil e a partir daí desenvolveu os fatos das crianças, para que esta tarde pudessem, através das histórias, que alimentam o sonho, desfilar neste Carnaval.

No caso da escola de Évoramonte escolheu a história do quebra-nozes. O professor Roberto admite que numa era digital é importante “fomentar o gosto pela leitura, e a brincar, porque a brincar é que se aprende”.

Já a Escola Básica da Mata escolheu a história dos “101 dálmatas”, mas como adianta a professora Maria do Céu Calixto, adaptada ao número de alunos deste estabelecimento de ensino, ou seja, “Os 201 dálmata”, porque há muitas crianças neste estabelecimento de ensino.