Este ano, a Feira da Luz foi palco de uma experiência ambiental inovadora, que promoveu a compostagem como forma de reaproveitar os restos de alimentos. Para além das embalagens, seis das doze tasquinhas aderiram à separação de resíduos orgânicos. Esta iniciativa contou com o apoio, para o processo de recolha e sensibilização, de quatro jovens voluntários
Foram aproveitados importantes recursos: orgânicos (150 kg), vidro (2,5 m3), plástico e metal (13 m3), cartão (12,5 m3) e óleo alimentar (55 litros).
Os resíduos orgânicos separados foram pesados e colocados numa ilha de compostagem, onde serão, mais tarde, transformados em composto para enriquecer os jardins, no âmbito do projeto recolhabio, do Fundo Ambiental.
Quanto às embalagens de vidro, papel, plástico e metal serão encaminhadas para empresas de reciclagem através da GESAMB, EIM. Os óleos alimentares foram colocados nos óleões da via pública, sendo depois recolhidos por uma empresa de reciclagem.
O Município de Montemor deixa ainda um “sincero agradecimento a todas as tasquinhas, feirantes e visitantes que escolheram separar e reciclar os seus resíduos durante a Feira da Luz”.