A APORMOR fez um convite aos estudantes do Instituto Superior Agrário (ISA) de Lisboa, que este ano viram cancelada a sua vacada, que como é já hábito oficializa a receção aos caloiros.
Desta forma a vacada de receção aos novos alunos, que não foi autorizada com base num parecer do Provedor Animal de Lisboa, vai ter lugar em Montemor-o-Novo.
Para Joaquim Capoulas o parecer “do Provedor Animal não é vinculativo, parece-me até que foi pedido de propósito, para que não fosse autorizada e assim terem um argumento.”
Face a esta situação o presidente da APORMOR em conjunto com a direção decidiram que “se tinha de dar uma resposta a isto” porque “não podemos deixar que o fosso entre o urbano e o rural se cave cada vez mais”.
“Assumimos isto quase como uma causa, porque alguém tem de levantar a sua voz quanto a esta ditadura urbana bem pensante, julgam eles”, acrescenta o presidente da APORMOR.
São várias as pessoas que elogiaram a tomada de posição da APORMOR, apesar de Joaquim Capoulas não pensar que este convite fosse ter a repercussão que tem tido.
As cartas estão lançadas e o presidente da APORMOR garante que “vamos reunir condições para que isto aconteça” pois “seria um grande dia para Montemor e uma afirmação dos valores e do mundo rural”.