Skip to content

José Miguel Ribeiro e Virgílio Almeida apresentam “Nayola” em Montemor

Virgílio Almeida e José Miguel Ribeiro (Foto: Films en Bretagne)

Após a sua antestreia em Montemor-o-Novo, em setembro do ano passado, o filme de animação “Nayola” é exibido este sábado, 24 de junho, numa sessão especial, a partir das 18 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

A sessão, explica o vereador Henrique Lopes, conta com as presenças do realizador José Miguel Ribeiro e do argumentista Virgílio Almeida, “para uma conversa aberta com o público presente”.

“É muito interessante aquilo que vai acontecer e que vai tornar-se num momento importante na história culturar de Montemor-o-Novo, porque estamos na presença de um dos grandes nomes do cinema de animação português e mundial, que é o José Miguel Ribeiro, que há muitos anos está aqui em Montemor”, assegura o vereador.

A narrativa desta longa-metragem decorre entre 1995 e 2011, compreendendo a fase final da guerra civil angolana e os primeiros anos de paz no país. A história acompanha três gerações de mulheres flageladas pela guerra: Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Luana (a neta).

O realizador trabalhou neste filme durante cinco anos e viajou duas vezes até Angola para conhecer melhor a história e cultura do país. As personagens e cenários, com cores fortes e pinceladas texturadas, inspiram-se nas máscaras africanas e na arte contemporânea de autores africanos. A banda sonora do filme, parte fundamental da narrativa, foi minuciosamente pensada e trabalhada por músicos angolanos como David Zé, Mário Rui Silva e Bonga. O resultado é uma “aventura épica” de animação, onde os efeitos visuais coloridos e alegres contam uma história dramática de luta e resiliência.

Inspirado na peça ‘A Caixa Preta’ de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, durante o último ano o filme percorreu o mundo com seleções oficiais em mais de 40 festivais internacionais (abriu a 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação, em Bruxelas, em fevereiro, e abriu na Holanda o Festival Kaboom, no mês de março) recebeu várias distinções como: Melhor Longa Metragem de Animação no Festival Internacional de Guadalajara no México, Melhor Longa Metragem no Anim’est na Roménia, Melhor Longa Metragem no Manchester Animated Film Festival no Reino Unido, Melhor Longa Metragem na 46ª Mostra internacional de cinema de São Paulo e ainda Melhor Longa Metragem nos Prémios Quirino de Animação Ibero Americana, num total de 16 prémios um pouco por todo o mundo. Conjugando a animação 2D e 3D,  Nayola, valeu a José Miguel Ribeiro a nomeação de ‘Realizador do Ano’ nos Cartoon Movie® 2023.

A entrada no evento tem o custo de 2,50 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL do Município de Montemor-o-Novo.

Compartilhe este artigo: