O Mês das Migas está a decorrer em 14 restaurantes do Concelho de Mora. Esta é a 11ª edição do evento gastronómico que vai decorrer durante todo o mês de fevereiro.
Muitos são os que o escolhem o concelho de Mora nesta altura, como destino para degustar as iguarias que os restaurantes colocam nas suas ementas.
Paula Chuço, presidente da Câmara Municípal de Mora, em declarações à RNA, referiu que com este evento “pretende-se dar a conhecer a gastronomia do concelho”, e neste caso “as minhas rainhas que são as de espargos”, ao longo dos últimos anos “os restaurantes têm aderido e têm apresentado mais variedades de migas, desde as migas de coentro, migas de cogumelos, migas de batata, um leque muito grande para a presentar”.
“Mais uma vez as migas vão sair à rua para atrair mais turistas ao concelho, que acabam por degustar as migas acompanhadas com o bom vinho, também aqui da região e que muitos deles aproveitam ainda para conhecer o concelho”, adianta a autarca.
No decorrer da iniciativa gastronómica, vão haver momentos musicais junto dos restaurantes aderentes, para animar quem por ali passa para apreciar os pratos em destaque.
A presidente da autarquia de Mora, adiantou ainda que no próximo ano tem a “ideia de alargar este evento de uma outra forma, com uma dinâmica diferente”.
Com todas as freguesias representadas, o Mês das Migas conta com a participação dos seguintes restaurantes: “O Poço”, em Brotas; “A Palmeira”, “Os Arcos”, “Solar da Vila” e o “Fluviário”, em Cabeção; “Afonso”, “Sabores de Mora”, “O Alentejano”, “Hélder Ganhão”, “BV Mora” e “O Espanhol”, em Mora; “O Forno” e o “Molh’ó Pão”, em Pavia.
É com sabor a migas que todo o Concelho celebra o mês de fevereiro. Não fossem as migas um dos pratos que mais marca a identidade da cozinha alentejana e que o Município de Mora faz questão de continuar a valorizar e promover.