
O eborense José Cabeça esteve hoje em ação nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026, ao disputar a prova de sprint de 1,5 quilómetros em Esqui de Fundo, naquela que foi a sua primeira competição nesta edição olímpica. O atleta português concluiu a prova com o tempo de 04;07;77m, alcançando 91ª posição da classificação final, a 55 segundo do vencedor, o norueguês Johannes Klaebo (03;07;37m), numa corrida marcada por elevado ritmo e forte exigência física.
José Cabeça regressa agora à competição no próximo dia 13 de fevereiro, para disputar a prova dos 10 quilómetros em estilo livre, encerrando a sua participação individual nesta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Esta participação surge quatro anos depois da sua estreia olímpica em Pequim 2022, onde José Cabeça competiu nos 15 quilómetros em estilo clássico, registando o tempo de 49:12,0 minutos e alcançando a 88.ª posição, o melhor resultado de sempre de um atleta português na história do esqui de fundo em Jogos Olímpicos de Inverno.
Reconhecido como o melhor português de sempre na modalidade, o atleta natural de Évora continua assim a elevar o nome de Portugal no panorama internacional do esqui de fundo, consolidando um percurso de crescimento e afirmação ao mais alto nível.















