
Está a decorrer a residência criativa do projeto Parasitas e Fungos, Fábulas para uma Nova Era, integrado na programação Évora_27 – Capital Europeia da Cultura.
A É Neste País – Associação Cultural de Évora deu início no passado sábado, 17 de janeiro de 2026, à realização da residência de criação de fábulas sobre parasitas e fungos, com um briefing científico assegurado pelas professoras da Universidade de Évora Celeste Santos e Silva e Ludovina Neto e a curadoria de Luís Correia Carmelo da Associação Ouvir e Contar.
Participam na residência criadores nas áreas da escrita e da narração propostos pelos parceiros do projeto. É Neste País – Associação Cultural: Bru Junça, Cristina Taquelim, Mafalda Milhões, Manuel Costa Dias e Ondjaki; A Casa Tombada – Centro de Estudos em Arte, Educação e Cultura (Brasil): Ângela Teixeira e Giuliano Tierno; La Maison du Conte – Chevilly – Larue (França): Cecile Tagillardaie e Michela Orio; Piratas de Alejandría S. L. (Espanha): Manuel Garrido Sevillano e Marco Miline.
A residência decorre até ao dia 25 de janeiro nas instalações da Associação É Neste País, da Universidade de Évora e da SOIR JAA, estando prevista uma primeira apresentação pública do trabalho idealizado nesta primeira fase do projeto no dia 25 de janeiro, pelas 17h00, no Salão Central Eborense.














