
A Galeria Municipal de Montemor-o-Novo acolhe, no próximo dia 17 de janeiro de 2026, pelas 18h00, a inauguração da exposição Nymphaea, da artista plástica Mónica Palmeira.
Este conjunto de trabalhos de Mónica Palmeira estará patente ao público até 13 de fevereiro de 2026.
Natural de Sines (1978), Mónica Palmeira é mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde apresentou a dissertação Naturante – o nascimento em arte e a emergência do duplo. Frequenta atualmente o Doutoramento em Belas Artes – Pintura, na mesma Faculdade. Expõe regularmente desde 2000, contando com diversas exposições individuais e coletivas em Portugal, Espanha e Itália. Vive e trabalha no Pinhal Novo.
“Fotografia ou Pintura, as imagens transpõem para o presente a memória evocativa de um lugar primordial, sugerindo narrativas que potenciam a experiência do sagrado/numinoso enquanto celebração do elo materno, matricial, com a natureza. São também a expressão de um desejo de futuro, onde a percepção do humano como agente dominador é esbatida pela presença ou sugestão de um corpo que se prolonga na paisagem ou simplesmente se funde na sua substância, numa relação de perfeita e inacessível equidade. Talvez o desejo ainda aceso de uma impossibilidade.”















