
No âmbito do Mês Anticorrupção, nacionalmente celebrado, e do Dia Contra a Corrupção, celebrado internacionalmente a 9 de dezembro, o Conselho Nacional para a Integridade do Desporto (CNaID), reunido a 3 de dezembro de 2025, decide associar-se a estas celebrações reafirmando o seu compromisso para com a promoção da integridade, da transparência e da ética em todas as vertentes do desporto.
O desporto, enquanto espaço privilegiado de formação cívica e social, desempenha um papel fundamental na construção de uma cultura de integridade, também pelo exemplo que projeta na sociedade.
O respeito, o fair play, a verdade e a responsabilidade, valores essenciais no plano desportivo, constituem traves mestras de uma sociedade mais justa, coesa e confiante.
Também por isso a luta pela integridade e contra a corrupção, nas suas várias formas, se faz também nos pavilhões, nos campos e nos eventos e instituições desportivas em geral.
Para assinalar esta data, o CNaID anuncia a realização de um conjunto de webinários dirigidos a toda a comunidade desportiva, que terão lugar durante o ano de 2026 (o primeiro dos quais durante o primeiro trimestre do ano), focados em três temas centrais para o setor:
1. O cumprimento do Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) pelas estruturas desportivas;
2. O cumprimento da Lei n.º 14/2024, de 19 de janeiro, que estabelece o regime jurídico da integridade do desporto e do combate aos comportamentos antidesportivos;
3. O contributo das ações pedagógicas e educativas a realizar junto das camadas mais jovens para a consolidação de uma cultura de integridade e transparência.
Com esta iniciativa, o CNaID pretende reforçar a consciencialização e capacitação de dirigentes, treinadores, atletas e demais agentes desportivos, promovendo uma cultura de valorização da ética no desporto e de tolerância zero face à corrupção.
O Conselho Nacional para a Integridade do Desporto reafirma desta forma o seu compromisso em continuar a trabalhar com todos os parceiros institucionais e desportivos na construção de um ambiente desportivo mais íntegro, transparente e exemplar.















