Apreensão de meios ilegais de captura de lagostins em Mourão

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Reguengos de Monsaraz, no dia 30 de julho, apreendeu 109 nassas utilizadas na pesca ao lagostim-vermelho-do-Louisiana, na Barragem do Monte do Canhão Velho, no concelho de Mourão.

Numa ação de fiscalização no âmbito da pesca em águas interiores verificou-se que as nassas, um meio de pesca profissional em águas livres, não se encontravam devidamente identificadas com o Número de Identificação de Pescador Profissional (NIPP), motivo pelo qual foram apreendidas. Na pesca profissional em águas livres, pode ser utilizado o covo ou a nassa na captura de lagostins de água doce, no entanto devem estar registadas e identificadas com o NIPP, por força do enquadramento legal em vigor.

Os factos foram comunicados ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) de Évora.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.