Skip to content

Projeto do loteamento de S. Domingos Sávio prevê a criação de mais de 50 habitações em Vendas Novas

O Auditório Municipal de Vendas Novas recebeu, no dia 18 de setembro, a sessão pública de apresentação do futuro Loteamento de São Domingos Sávio, o primeiro loteamento municipal promovido em Vendas Novas em mais de 15 anos. A iniciativa teve como objetivo dar a conhecer o projeto, a forma de ocupação e integração no meio urbano e ouvir os contributos dos cidadãos.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, sublinhou a relevância deste passo no desenvolvimento urbano da cidade, lembrando que «este é um projeto que concretiza a estratégia de densificação da cidade e o objetivo de reforço de soluções habitacionais para os Vendasnovenses».

O estudo prevê a criação de 20 lotes de terreno para moradias unifamiliares e três blocos habitacionais (prédios) com um total de 38 fogos, um dos quais com espaço destinado a comércio, serviços e restauração. A diversidade de tipologias permitirá responder a diferentes perfis de famílias, reforçando a oferta de habitação e de serviços no centro da cidade.

Localizado num terreno de 1,3 hectares junto ao Centro Sociocultural, à Igreja de S. Domingo Sávio, Biblioteca e Jardim Público, o novo bairro nascerá num espaço hoje desocupado e concretiza a Unidade de Intervenção Estratégica 6 da Operação de Reabilitação Urbana de Vendas Novas, aprovada este ano, contribuindo para criar uma nova centralidade urbana.

O projeto foi ainda desenhado com forte preocupação ambiental e de qualidade de vida, com as ruas pensadas para as pessoas, com prioridade ao peão, circulação automóvel limitada, espaços de lazer e convívio integrados, com mobiliário urbano e iluminação adequada.

Com esta aposta, o Município reforça a estratégia de reforço da habitação, que se complementará com outros projetos de iniciativa pública e privada, respondendo assim a uma das maiores necessidades identificadas pela própria população.

O Município irá agora analisar as sugestões e questões apresentadas para, de seguida, se passar para a fase final do projeto.

Compartilhe este artigo: