Câmara Municipal de Montemor-o-Novo recebe alunos premiados no projeto “Cientista Regressa à Escola”

O início da reunião  de Câmara Municipal de Montemor-o-Novo de 4 de outubro ficou marcado pela presença de três alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo que foram vencedores a nível nacional, do programa educativo “Cientista Regressa à Escola”.

Martim Figueiredo Prates, pela Melhor frase, e Luísa Carvalho Pinto Martins de Sousa, pelo Melhor Desenho, ambos da EB nº 2 de Montemor-o-Novo, e alunos da professora Isabel Gomes, foram premiados no ano letivo 2021/22, no âmbito de uma oficina com a cientista Ana Tavares. Já no Ano letivo 2022/23, Isabela Maria Setúbal Carpetudo, aluna da professora Ana Maria Bate-Pé, na EB nº 5 de Montemor-o-Novo, foi premiada pelo Melhor desenho, na sequência de uma oficina com a cientista Margarida Padeira Nunes.

Na presença dos seus pais, e contando com a participação da professora Delfina Santos, da Direção do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, deu os parabéns aos três alunos pelo excelente resultado, referindo que “é um orgulho para todos nós, termos três jovens premiados a nível nacional, neste interessantíssimo projeto “Cientista Regressa à Escola”.

Para além do presidente, todos os vereadores deixaram palavras de reconhecimento a estes alunos, tendo o Município ofertado uma simbólica lembrança a cada um. No final, efetuou-se um intervalo na Reunião de Câmara, para uma foto na escadaria dos Paços do Concelho, para mais tarde recordar.

O projeto “Cientista Regressa à Escola” foi lançado em 2021, e leva cientistas de diversas áreas de volta à sua antiga escola primária (1.º ciclo). Tal como o presidente da Câmara Municipal explicou, neste programa, cientistas de diversas áreas desenvolvem oficinas de ciência, únicas e didáticas, através das quais estabelecem ligações com as crianças da sua terra natal. Através deste projeto aumenta-se o número de crianças que conhecem um cientista pela primeira vez nas suas vidas, o que faz com que se crie uma onda de entusiasmo pela ciência e se quebrem estereótipos acerca da ciência e das pessoas cientistas, promovendo ainda a literacia científica nas escolas portuguesas.

No ano letivo de 2022/23, realizaram-se 65 oficinas de ciência distribuídas por Portugal Continental e ilhas, contando com a participação de 33 cientistas, alcançando-se 1079 crianças, que foram desafiadas a criar um projeto (vídeo, maquete ou desenho) sobre o que aprenderam nas oficinas.