
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo adquiriu uma nova viatura elétrica para a recolha seletiva de biorresíduos. Este investimento, no valor de 53.940€, irá permitir otimizar e alargar a rede de recolha porta-a-porta de biorresíduos já existente em restaurantes, cantinas escolares e outras instituições na cidade. Atualmente esta recolha seletiva está a permitir recolher em média 10 toneladas por mês de resíduos biodegradáveis, incluindo restos de comida, cascas de fruta e legumes, borras de café, entre outros.
A viatura, de pequenas dimensões e totalmente elétrica, está adaptada com uma caixa especifica para os resíduos e um elevador de contentores, o que permitirá uma recolha mais eficiente. Os biorresíduos são recolhidos e depositados na Estação de Transferência de Montemor-o-Novo, sendo posteriormente transportados para a Central de Compostagem da GESAMB, EIM, em Évora.
Esta medida vai ao encontro das metas nacionais e comunitárias para os biorresíduos, que visam a implementação de medidas que promovam a valorização dos biorresíduos, com o objetivo de reduzir a sua deposição em aterro.