Skip to content

Visite a Escola-Museu Salgueiro Maia em Coruche

Não perca a oportunidade de visitar a Escola-Museu Salgueiro Maia, em Coruche, no próximo domingo, dia 27 de abril. Antes, a 25 de Abril, as portas estarão também abertas durante todo o dia. Sito na antiga Escola Primária de São Torcato, o espaço retrata, sob o signo da recriação de uma sala de aula do Estado Novo, a memória de tempos idos de escola e proporciona um tempo de aprendizagem e reflexão sobre a Educação no País, estabelecendo um contraponto entre o antes e o depois de Abril de 1974.

Aberta ao público desde outubro de 2009, a Escola-Museu surge da recolha de documentação e espólio das escolas primárias desativadas do concelho e do facto de que Fernando Salgueiro Maia, figura incontornável da Revolução de Abril, viveu parte da sua infância em São Torcato. Da recolha e incorporação deste património resultou uma vasta coleção que tem vindo a ser acrescida por doações de particulares.

A exposição, que se assume como um espaço de memória, mas também como local de aprendizagem, problematização e reflexão no que se refere à Educação, estrutura-se em quatro momentos:

∘ Apresentação de três frisos cronológicos com acontecimentos no Mundo, em Portugal e na Educação, desde o final da monarquia até à atualidade;

∘ Percurso biográfico de Salgueiro Maia;

∘ História do ensino em São Torcato;

∘ Representação de uma sala de aula do Estado Novo.

Visite os Museus e desfrute de vivências inesquecíveis em comemoração da vida singular e coletiva de Coruche.

Compartilhe este artigo: