
De 22 a 26 de abril, o Município de Vendas Novas promove um conjunto de iniciativas gratuitas que assinalam os 51 anos da Revolução dos Cravos, convidando a população a celebrar Abril com atividades desportivas e culturais.
O programa tem início com sessões de cinema dirigidas aos alunos do Agrupamento de Escolas, com o filme “Capitães de Abril”, e estende-se por vários dias com propostas para todas as idades. Exposições, concertos, caminhadas, jogos tradicionais, visitas aos museus etnográficos do Concelho e momentos de reflexão integram a programação deste ano.
A inauguração da exposição de pintura de Nazaré Conceição, no dia 24 de abril, e o concerto de Jorge Roque & Banda de Lavre, no mesmo dia à noite, são dois dos destaques culturais, a que se junta a apresentação da curta-metragem “O Avental”, de Ana Sara Daniel, no dia 26, seguida de uma mesa redonda sobre o trabalho doméstico feminino. Na Biblioteca, haverá uma caça ao tesouro e artes manuais relacionados com a temática.
O feriado de 25 de Abril será marcado por várias atividades emblemáticas, como a Estafeta da Liberdade, que liga a freguesia de Landeira à sede de Concelho através da passagem de testemunho; a Caminhada da Liberdade; a Sessão Solene comemorativa da efeméride que terá a participação do Grupo de Cantares dos Reformados de Vendas Novas e a animação no Parque Desportivo com jogos tradicionais, atividades para crianças e baile com Telmo Falcão. Em Landeira, terá ainda lugar um concerto com a Orquestra Juvenil da Casa do Povo de Lavre.
Durante três dias, será também possível visitar os museus etnográficos do Rancho Folclórico de Landeira, Rancho Folclórico de Piçarras e Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, no âmbito da iniciativa “Vendas Novas de Portas Abertas”.
O Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, sublinha que “As comemorações do 25 de Abril são um momento essencial para reforçarmos, junto de todas as gerações, os valores da liberdade, da democracia e da participação cívica. Vendas Novas, enquanto terra de Abril, sente de forma especial esta data, pela ligação histórica e papel ativo da então Escola Prática de Artilharia no próprio dia 25 de Abril, celebrando de forma orgulhosa os ideais conquistados em 1974”.