
A MyPolis, em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, organizou três Assembleias de Transformadores Sociais nos dias 10, 17 e 24 de março, envolvendo 180 alunos da Escola São João de Deus na apresentação de propostas para melhorar a comunidade. Foram elaboradas 36 ideias, das quais nove foram apresentadas aos representantes políticos.
Durante estas sessões, os jovens identificaram problemas locais e sugeriram soluções concretas, reforçando a sua cidadania ativa. Os representantes políticos estiveram presentes para ouvir e debater, promovendo o diálogo entre juventude e poder político. Participaram nestas iniciativas Olímpio Galvão, Presidente da Câmara de Montemor-o-novo, António Pinto Xavier, Vereador da Juventude, André Banha, Vogal da União de Freguesias de Nossa Sr.ª da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, Presidente da união de freguesias de Nossa Sra da Vila, Nossa Sra do Bispo e Silveiras e João Veiga, Diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.
As Assembleias de Transformadores Sociais resultam do trabalho desenvolvido nas aulas de Cidadania através dos jogos da MyPolis. Em Montemor-o-Novo, os estudantes exploram desafios com os Agentes da Cidadania, identificando problemas e propondo melhorias.
As turmas do 7.º ano trabalharam o tema da Literacia Financeira, tendo uma das turmas proposto uma sessão especial com um convidado especialista. Para promover um debate mais interativo, será criada uma caixa onde os alunos poderão deixar as suas perguntas antecipadamente.
O evento final decorrerá no auditório da escola no final do ano letivo e contará com a presença do fundador da MyPolis, Bernardo Branco Gonçalves, formado em Economia. A sessão incluirá um momento de perguntas e respostas sobre gestão financeira do dia a dia.
A MyPolis e a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo continuam a incentivar a participação cívica dos jovens, preparando-os para um futuro mais consciente e ativo.
Lara, uma das alunas participantes, que foi a “Voz da Turma”, papel que confere a ela a responsabilidade de apresentar a ideia, comentou: “Foi muito interessante. Nunca tinha feito nada do género e gostei muito da experiência.”