
A Parceria entre a Universidade de Évora, Companhia das Lezírias e Amorim Florestal foi apresentada à nova direção da Companhia das Lezírias no passado dia 10 de fevereiro, a convite de Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora.
Foram divulgados os avanços de conhecimento do projeto-parceria “Companhia das Lezírias Suber Regas – Avaliação do Crescimento de sobreiros Jovens Sujeitos a Rega na Companhia das Lezírias”, tendo-se visitado o ensaio de fertirrega de sobreiros no final da sessão.
O desenvolvimento do projeto está a cargo da equipa coordenada por Nuno de Almeida Ribeiro, professor do Departamento de Fitotecnia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, com o qual se pretendem avaliar as respostas dos sobreiros jovens à influência de tratamentos de rega, incidindo especialmente nas suas taxas de crescimento, nos modelos de produção intensiva e na formação e qualidade da cortiça produzida tendo em conta o tipo de solo específico do local.
Pretende-se ainda aumentar a interligação entre o conhecimento científico e tecnológico e as atividades produtivas.
A parceria tem a duração de 15 anos, contribuindo para uma gestão adaptada às condições específicas do local, com o objetivo de assegurar a sua vitalidade e sustentabilidade.