Nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, Viana do Alentejo comemorou 127 anos da restauração do concelho. A data foi assinalada com uma sessão solene.
Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, adiantou à RNA, que “127 anos de restauração do concelho é sempre muito importante. É o nosso dia, é o dia que nós reconquistamos aquilo que já era nosso. Portanto, é um dia sempre muito importante, é uma festa do povo. O trabalho autárquico não é só obra, também temos que fazer as obras, obviamente que os munícipes necessitam delas, nós temos que as fazer, mas não é só obra. O reconhecimento das pessoas, o reconhecimento pessoal, o reconhecimento das associações, do trabalho das associações, é muito importante. Este reconhecimento a este médico que aqui foi feito, doutor Augusto Santana de Brito, que eu tenho o privilégio de ser amigo dele há muitos anos, desde que ele veio para Viana, foi aquilo que eu disse, foi a dedicação dele a este concelho”.
Como já foi referido foi atribuída uma medalha de honra do município ao Dr. Augusto Santana de Brito, que ajudou muita gente na altura do covid. Em declaraçõesà RNA, referiu que “ realmente podia ter abandonado, porque me reformei com idade limite, 66 anos, mas decidi ficar e com o Covid à força. Foi uma época terrível. Foi complicado para todos. Eu estava a coordenar a Unidade de Saúde Pública do Alentejo Central, portanto, tínhamos à nossa responsabilidade, todo o distrito de Évora, e realmente as situações foram inúmeras e as solicitações igualmente, eram desde telefonemas a reuniões presenciais, outras por teleconferência diariamente”.